A maioria dos rolamentos é constituída a partir de anéis com pistas (um anel interno e um anel externo), corpos rolantes (tanto esferas como rolos) e um elemento retentor dos corpos rolantes (gaiola). O retentor (gaiola) separa os corpos rolantes em intervalos regulares entre as pistas internas e externas permitindo que girem livremente.
Como funciona a classificação dos rolamentos?
Os rolamentos são classificados em dois principais grupos: Rolamentos de esferas e rolamentos de rolos. Os rolamentos de esferas são classificados de acordo com a configuração dos seus anéis: Rígidos de esferas, de contato angular e axiais.
Os rolamentos de rolos são classificados de acordo com a forma dos rolos: Cilíndricos, agulhas, cônicos e esféricos. Os rolamentos podem ser adicionalmente classificados de acordo com a direção em que é aplicada a carga; rolamentos radiais suportam cargas radiais e rolamentos axiais suportam cargas axiais.
Outros métodos de classificação incluem:
O rolamento axial de esferas foi projetado com o objetivo de suportar apenas cargas axiais, não podendo submeter a cargas radiais. Estes são fabricados como rolamento axial de esferas de escora simples e rolamento axial de esferas de escora dupla, sendo:
O rolamento autocompensador de esferas é recomendado para solicitações em que exista uma dificuldade de alinhamento do eixo em relação ao alojamento e em eixos de transmissão de movimento com facilidade de fletir.
A pista do anel externo é esférica e o centro do raio é coincidente ao centro do rolamento, consequentemente, o anel interno, as esferas e a gaiola giram livremente ao redor do centro do rolamento, permitindo com isto a correção de erros de alinhamento. A capacidade de carga axial é reduzida por ter pequeno ângulo de contato. Na maioria das vezes, a gaiola é de aço prensado.
Conheça um pouco sobre rolamento autocompensador de esferas
O rolamento autocompensador de esferas gera menos atrito que qualquer outro tipo de rolamento de esfera, permitindo assim, que trabalhem com uma temperatura mais baixa que demais rolamentos de rolo, mesmo se tiver em alta velocidade.
Possuem duas carreiras de esferas e uma pista esférica comum no anel externo, com isso torna o rolamento autocompensador de esferas insensível ao desalinhamento ângulo do eixo em relação ao mancal.
Veja as características do rolamento autocompensador de esferas:
Veja os benefícios do rolamento autocompensador de esferas
Conheça um pouco mais sobre os rolamentos de esferas de contato angular: são rolamentos que são adequados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. Possuem pistas nos anéis interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento.
A capacidade de carga axial de rolamentos de esferas de contato angular torna-se maior à medida que se aumenta o ângulo de contato. O ângulo de contato é definido como o ângulo entre a linha que une os pontos de contato da esfera e as pistas no plano radial, ao longo do qual a carga é transmitida de uma pista para outra, e uma linha perpendicular ao eixo do rolamento.
Função dos rolamentos de esferas
Os rolamentos de esferas de contato angular são projetados com o objetivo de combinar cargas radiais e axiais. Rolamentos de carreira única possuem alta capacidade axial em uma direção. Alguns rolamentos de carreira única são desenhados especificamente para montagem duplex em conjuntos para o máximo desempenho. Os rolamentos de carreira dupla conseguem acomodar carga axial em ambas as direções.
São diversas as variedades de modelos e tamanhos de rolamentos de esferas de contato angular, sendo os modelos usados com maior frequência são:
Aplicações
Os rolamentos de esferas de contato angular são projetados para uso em aplicações de alta velocidade e Rolamentos de Precisão, incluindo: